1) Tenha uma estratégia de funil de vendas
Muito se engana quem acha que basta as pessoas te encontrarem online para contratarem os serviços que você oferece.
Existe todo um caminho que essas pessoas percorrem, desde o momento que elas descobrem que você existe até o momento da compra. Esse caminho é chamado de jornada do cliente.
Para fazer com que o maior número possível de pessoas que te encontram se tornem seus consultantes usamos uma ferramenta chamada funil de vendas. O funil de vendas, portanto, tem como objetivo mapear os passos da jornada de compra.
Ele, normalmente, é dividido em três etapas: topo, meio e fundo de funil. No topo de funil estão as pessoas que acabaram de descobrir o seu negócio e que não tem certeza se precisam do seu serviço. Eles são chamados visitantes.
No meio do funil estão aquelas pessoas que já descobriram que precisam do que você tem a oferecer. Nesse momento, elas estão avaliando o que você e outros terapeutas oferecem e tentando descobrir se você é a opção correta. Eles são chamados leads.
Por último, no fundo do funil, estão aquelas pessoas que já se tornaram seus clientes ou consultantes.
O funil de vendas funciona de forma diferente para cada negócio. E, por isso, é preciso criar um específico para você.
Mas tenha certeza de que fazendo isso e trabalhando os tipos certos de conteúdo a cada etapa, você garante que um número muito maior de pessoas vai passar a contratar os seus serviços.
2) Conheça sua persona
Além de entender a jornada do cliente, também é preciso conhecer sua persona. O conceito de persona é parecido com o de público-alvo. Com a diferença de que a persona é algo muito mais específico.
A persona deve ter um nome, idade, profissão, renda mensal, problemas enfrentados diariamente, objetivos e metas etc.
Pois, quando você tem tudo isso em mente, fica muito mais fácil saber como usar todas as estratégias de marketing digital para terapeutas de forma consistente e efetiva. Tudo é criado pensando na sua persona.
Se você já tem seu negócio há algum tempo e tiver dados suficientes recolhidos é assim que você deve definir sua persona. E com o passar do tempo, sua persona pode ser modificada e adaptada de acordo com as suas necessidades.
3) Seja pessoal
A terceira é ser pessoal. Na internet, isso é muito importante! Quando você escreve um artigo para blog ou um post para as redes sociais, você não está escrevendo para milhares de pessoas.
Você está escrevendo para uma pessoa: a sua persona, seu cliente ideal. As pessoas não querem ter a ideia de que são apenas mais um cliente, apenas mais um leitor, apenas mais um seguidor etc. Elas querem ser vistas em sua individualidade!
Por isso, quando você escreve um artigo para o blog falando de um para um, isso faz toda a diferença! O seu cliente em potencial entende que ele é importante para você. E, mais do que isso, que você vai sempre dar toda a atenção necessária a ele.
Fazer um marketing digital para terapeutas envolve humanização.
4) Relacionamento primeiro, venda depois
Na sua estratégia marketing digital para terapeutas é preciso entender que o relacionamento e a confiança são as bases de toda venda.
Por isso, é muito importante trabalhar esses dois aspectos. O que pode ser feito de muitas formas, como, por exemplo, através de um blog, das redes sociais, do e-mail etc.
Mas é preciso tomar cuidado! Como eu disse acima, o ideal é que você trate as pessoas de forma pessoal, ou seja, de um para um. E de que você crie um relacionamento com essas pessoas.
Entretanto, é preciso gerar confiança. Porque se as pessoas não confiarem em você, você não irá vender seus serviços para elas.
Por isso, a chave é encontrar o equilíbrio entre esses dois fatores e aprender a criar um relacionamento, tratar as pessoas de forma pessoal. Entretanto, não esquecer de se mostrar como alguém que entende do assunto e em quem, portanto, se pode confiar.